...REJOI AND BE GLAD...

Quero acreditar que os milagres acabam por chegar! Quando nem sempre os esperamos, mas quando mais precisamos deles! Chegam com a mesma intensidade com que os queremos receber... e com a dimensão exacta do que fizemos para os merecer!

28.10.08

LER o POST de 27 Outubro

O MEU MONSTRO DAS BOLACHAS.


Apesar de não ser suposto estar a fazer isto, vou ser a 1ª a participar no post (colocado aqui em baixo).
PORQUE ME TÊM DITO QUE NÃO SABEM O QUE ESCREVER, que o blog isto e o blog aquilo, que não sabem escrever bem e expor ideias, XPTO, e blá, blá blá wiskas-saquetas
Vou dar o exemplo!
Não sem antes dizer que pode ser qualquer coisa! Fotos, um texto giro de alguém, uma experiência vivida, um sonho ou uma viagem… enfim: criem e partilhem as coisas mais doidas!
Please!


Então vou falar do meu “MONSTRO DAS BOLACHAS”.
Eu, Lara, sofro daquilo a que os entendido chamam de: Síndrome do comer nocturno, distúrbio de sono alimentar, etc.
Diz a literatura que este Síndrome só foi descoberto em 1999, apesar de se conhecerem os sintomas desde o início do século. Ora, antes de ir falar com o meu médico, tentei na net e na biblioteca e descobri que não tenho um distúrbio alimentar mas sim um distúrbio do sono!
E garanto que isto está longe de ter piada, como me parece estar longe um ponto final nesta história.


Tudo começou em 2003, quando enquanto tirava o curso, tinha um emprego a tempo inteiro, um de barmade em part-time, e fazia umas “perninhas” numa rádio local.
De inicio apenas me levantava de noite, consciente, para petiscar qualquer coisa.
Não dei muita atenção ao assunto, até porque nem tinha tempo para pensar nisso.
Vi que a coisa era grave quando me virei para o meu namorado, da altura, e lhe pedi:
- Esconde-me a chave da cozinha, por favor!
Quando ele não estava eu própria a escondia, fora de casa, antes de dormir.
Quando estava nos meus pais, pedia ao meu irmão.
Quando estava num hotel, sem cozinha para assaltar, passava as noites em claro, com a sensação que ia morrer de fome antes do sol nascer…
Piada? Não…
Cura? Bem…
Gula? Não, de certeza!

Vou transcrever algumas coisas que saquei, no pouco que está disponível:
“Caracteriza-se por pouco apetite de manhã e comer excessivamente à tarde, ou durante a noite e insónia, tende a ser desencadeado pelo stress. (…) Também conhecido como compulsão alimentar nocturna, este transtorno alimentar está frequentemente ligado a um estilo de vida estressante e suspeita-se que esteja relacionado aos desequilíbrios hormonais segregados durante o sono, pois é caracterizado pela falta de apetite pela manhã e grande ingestão de comida durante a noite.
Isto para além de insónias, ou seja, é uma combinação de transtorno alimentar com uma desordem de sono e de humor. É um transtorno que pode levar à obesidade pela alta ingestão calórica devido as quantidades e qualidades de alimentos consumidas. Estes episódios podem ocasionar restrições e desequilíbrios nutricionais com períodos de jejum durante o dia, fortalecendo ainda mais o ciclo característico do Transtorno. Porém há pacientes que apresentam uma rotina alimentar normal durante o dia e tem surtos de fome durante a noite, estes geralmente apresentam um padrão de sono agitado, com despertares frequentes durante a madrugada. A Síndrome de alimentação noturna, reconhecido desde 1999, afecta entre 1% e 2% da população.


También se le considera un desorden del sueño. Ele também era considerado um distúrbio do sono. A menudo está acompañado o se confunde con el desorden alimenticio relacionado con el sueño, aunque son distintos. Muitas vezes é acompanhado por ou confundidos com alimentos relacionados com distúrbio do sono, mas distinta. El síndrome consiste en un comportamiento persistente, al contrario del que se produce en los aperitivos ocasiones que algunas personas toman de vez en cuando por la noche.

Um dado interessante na Síndrome do Comer Noturno é que, em média, esses pacientes consumem 56% de toda sua ingestão calórica diária no período noturno, entre as 22 e 6 horas, ao passo que a população geral consume aproximadamente apenas 15% da ingestão calórica diária nesse período.
Os resultados são ainda mais graves a longo prazo.

A carência de sono pode levar à obesidade, diabetes, pressão alta, problemas cardíacos, depressão e abuso de medicamentos para dormir (uma solução para noites mal dormidas, mas prejudicial a longo prazo).


ENCONTREI VÁRIOS TESTEMUNHOS EM BLOGS E SITES. Escolhi este:
“Mais alguém sofre disto? Eu ás vezes é com cada ataque de fome que até parece mentira... Ainda esta noite acordei ás 5 da manhã esfomeado, arrastei-me até á cozinha e mandei abaixo duas sandes mistas, uma meloa, meio pacote de bolachas e um iogurte líquido.
Há noites em que me levanto duas ou três vezes para comer, ás vezes de manhã nem me lembro do que é que comi, há cura para isto? Não sei o que isso é!
Levanto-me, como tudo o que existe em quantidades absurdas!
Até comida congelada ou crua. Tudo e muito. Sem controlo! Por vezes parece que acordo com a barriga colada às costas. De manhã não me lembro de nada, mas encontro as embalagens vazias. Não tenho problemas de peso, nem excesso nem a menos. Ainda.”


Claro que este pobre coitado leu as piores coisas como resposta.

Tal como eu que fui ao médico (que não fazia ideia do que eu falava) e ouvi:
“ - É preciso ter um bocadinho de estupidez natural e isso é coisa que não lhe posso receitar”.
Bolas! Paguei para ouvir isto?

Já lá vão uns anos e os meus surtos continuam.
Mais quilo, menos quilo, não me interessa! Mas deprime-me não dormir duas noites seguidas há 5 anos. Acordar enjoada. Não ter controlo sobre o meu corpo, a minha vontade, a minha mente…
Não há medicação e a hipnose seria algo a tentar. Mas não há pilim!
Por isso, se tiveres dicas ou conhecerem outro doido como eu, GRITEM!


PARTILHEI E NÃO DOEU NADA!

(Pior seria ser sexonâmbula! Sabem o que é? Procurem!)

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem vamos lá tentar.

(se não for algo deste genero depois diz)

Já algum dos leitores daqui do cantinho da Lara, teve algum momento ou leu algo que lhe tivesse aberto a mente, posto os neuronios a pensar e sentir que devia mudar alguma coisa?

Eu já, como tal deixo aqui o titulo da leitura que me fez mudar alguns aspectos do meu ser "O Monge que vendeu o seu Ferrari".

Anónimo disse...

Aloha!! :)

.. e no meio duma louca corrida contra o tempo(que muito sinceramente me parece cada vez mais escasso).. vim visitar Kabba.

Aliás,já não passo sem aqui vir.. mas isso já não é novidade :) Mesmo que aqui não deixe nada, levo sempre muito comigo.. estar aqui, por breves instantes que seja.. já é algo expontâneo, natural e assumidamente necessário!!
(pelo menos para mim é..)

Ora pois.. já que este é um espaço de partilhas, e indo de encontro à tua revelação sobre os "ataques nocturnos à cozinha e espaços afins",assumo aqui e agora que sou CHOCÓLATRA!!

E muito..!!

Seguem-se algumas considerações de quem melhor consegue(ou pelo menos tenta)explicar este vício:

"A vontade de comer um chocolate não passa com a ingestão de outro doce.. pois a química que ocorre é especial e única..

O chocolate vicia devido a um dos seus componentes básicos(o aminoácido feniletilamina), precursor da serotonina, substância que fabricamos em situações de felicidade.

Essa substância, também conhecida como hormona da felicidade, encontra-se diminuída nas tristezas e angústias,e tem a sua produção aumentada quando comemos chocolate.

Desejo de chocolate é diferente da vontade de comer qualquer outro tipo de doce..

Quando o organismo descobre que existe o chocolate.. que ao mesmo tempo que dá energia e relaxa as tensões.. passa a pedir este alimento, muitas vezes de forma imperativa, fazendo a razão vencer o desejo.

Este sinal denuncia o chocólatra. O chocolate vicia por ajudar a soltar (ainda que momentaneamente) os "nós" do peito,da garganta, do coração, da mente.. e tanto mais!!

(Drª Olívia Perim Galvão)


Boa Noite, sou a Maria e sou chocólatra!!


Bjnhs mts** (já agora com muito chocolate) :)

Posso ajuda? disse...

Xiiiii...

Estou maravilhada!
Então já temos uns "malucos-bons" aqui no blog!

Uma Chocolatra, uma devoradora nocturna e uns "kabba"lobatros!

Hi hi
Isto está lindo!

E se pensarmos que grande parte da população tem sintomas de bipolaridade e de esquizofrenia... para além de taras, paranoias e fobias...
Cun Catano!
Isto não é um blog, é um "hospicio"!

E melhor!
SAO TODOS BEM VINDOS... Se vierem por bem!

Lara

Anónimo disse...

ola!
n sei bem se é aqi q devo comentar, mas n percebo mt disto xD
vi o post do sindrome de comer nocturno e quis partilhar a minha historia (confesso que dps de ler fiquei um pouco assustada com a magnitude que isto pode ter..)

li num artigo uma referência ao "síndrome de comer nocturno", como achei q podia desvendar alguma coisa do que se anda a passar cmg resolvi pesquisar e acabei aqi no blog :)

eu perdi cerca de 10kg em 3meses. algures para o fim desse tempo comecei a ter mta vontade de comer antes de dormir. foi piorando e agora tem mais ou menos um padrão.. mesmo que coma antes de deitar, acordo normalmente passado uma hora (quase tao certo que ate espanta) e tenho tanta fome como se nao comesse ha mais de 3h.. quase nunca fica por aqi, acordo normalmente mais uma vez, as vezes duas.. e sempre com uma fome desmedida.. normalmente só dou por mim quando ja estou na cozinha de manteiga e bolachas na mão =|

pensei que fosse pelo peso perdido, fui entretanto a uma nutricionista. passou-me um plano, ja engordei, e os ataques de fome não pararam.. estou nesta "trama" desde ha uns 3meses para cá.. e pelos vistos n vai parar tao facilmente...

beijocas* (: