Hoje, não te zangues nem critiques.
Hoje, não te preocupes.
Hoje, desempenha honestamente a tua função .
Hoje, respeita o teu semelhante e tudo o que vive.
E se alguém se está a perguntar:
“ – Mas que raio é em isto?”
Eu explico!
São os princípios básicos de uma terapia muito especial, que muitos até conhecem, e que se chama Reiki! Mas já explico isto melhor!
Ora, o blog não está propriamente de volta e eu também não! Ainda não estou no lugar! Não é que não tenha passado tempo suficiente para assentar as ideias, mas em tantos caminhos alternativos em que me fui enfiando… parece que me perdi algumas vezes (o que não é necessariamente mau! Mas distrai-me com tantas belezas, com tantas sensações, com tantos nadas…!) Destes dias não há fotos, textos, palavras, lembranças, objectos… Tudo foi VIVIDO! Vai levar mais uns dias até regressar (espero eu), mas adianto já que foi e está a ser muito, muito, muito bom! Aliás, tenho a sensação (e sei) que muitos de vós andam a fazer coisas muito, muito boas! Fico feliz por vos ver a lutar com tanta coragem! E a verdade é que tenho muitas saudades vossas…
De entre tantas coisas maravilhosas que tem sucedido, e das quais quem sabe não vou escrever um dia, ontem aconteceu algo que me obrigou a vir escrever este texto.
E se pensam que escrevo por escrever… nem pensar!
Esta é mais uma partilha que faço convosco, dando o exemplo de algo que aconteceu comigo, para que possam transpor tal coisa para as vossas experiências pessoais e tentar entender o porquê das coisas!
Cá vai:
Na sexta-feira, muito, muito cedo, antes de fazer uma viagem a terras do Sul, enfiei a prancha no carro e fui tentar surfar! Coisa que já não me lembrava de ter feito! Ora, esta necessidade, pouco súbita, vinha a crescer de dia para dia e nessa manhã estava já perto da paranóia!
Corri todas as praias a Sul da cidade e… nada… nem uma!
Só uma!
Pequena!
Micro!
Minúscula!
Simplesmente: zero!
Esta foi uma gota de água para o meu potezito das energias negativas e acabei por viajar sem ter lavado a alma antes! (A viagem foi soberba, já agora!)
Regressada da viagem, estupidamente cansada de não ter feito nenhum durante 48horas, na segunda-feira de manhã, voltei a enfiar a prancha no carro e prometi a mim mesma que iria gastar a hora de almoço a esvaziar a alma no meu amado “Senhor mar”. Tal era a ansiedade e a necessidade que corri a manhã toda de forma a produzir o mais possível! Não havia nada a correr mal… tudo estava a ser o que planeara! Então, ao dirigir-me para os correios (última tarefa antes de ir ao mar), subitamente, a meio do caminho, deu-me uma dor tão grande nas costas que tive de “atirar para o chão”!
- As coisas não são como queres! Por mais planos que faças! E se aceitares isto, sofrerás menos.
Com isto, deitada no chão, electrocutada pela dor, mas mais pelo choque da possibilidade de não ir à água nem nesse dia nem nos próximos, só me apetecia chorar!
E foi um facto!
Não fui ao mar, nem posso ir nos próximos dias, apesar das estupendas condições!
Arranjei uma ruptura muscular nas costas, vinda de um aparente nada e que me impede de fazer as coisas mais simples!
- “Vinda do nada?” – escrevi eu? Sim, escrevi! Mas é mentira! Isto é o que digo aos outros… porque aqui entre nós, nada é ao acaso e tudo tem uma explicação!
E então, perguntam vocês, o porque disto tudo e onde está o interesse?!
Arrisco-me a ser arrogante ao tentar explicar, por isso vou apenas contar-vos o que aconteceu a seguir! Julgo que somos feitos de “energia”… Tal como todo o universo que nos rodeia. As energias circulam melhor ou pior, consoante os bloqueios que as condicionam. Eventualmente acumulam-se no corpo e na alma! Provocam danos! Bons ou maus, consoante os fins que lhes damos!
Depois de uma visita à farmácia e outra à cama, decidi que uma massagem poderia resolver o problema! Deixei acumular energias más até ao ponto de não me conseguir “auto-desnodificar”. Felizmente o meu corpo foi explícito! Tenho sempre muita sorte! Felizmente não adoeci! Felizmente não fiquei doente na alma!
E esperei 4 horas por uma massagem!
Segunda lição:
Nos detalhes estão as coisas realmente importantes e receberás o que é teu quando estiveres preparado para isso. Há coisas que não chegam da forma mais vulgar e por isso se têm os 5 sentidos, a intuição e a inteligência! Para ver para além do óbvio!
Valeu bem a pena esperar!
Por indicação da minha querida amiga, conheci a Filomena!
Isso foi o “especial” do dia.
Quando me vi deitada na marquesa, envolta por Budas, símbolos, objectos e energias tão familiares, música de yoga, essências, óleos e aromas do Oriente, senti-me instantaneamente melhor por dentro!
Isto sem que as dores das costas acalmassem, apesar das mãos quentes e envolventes da espirituosa Filomena!
Não sei bem porque, mas quando tinha a cara enfiada no buraco da marquesa, retorqui qualquer coisa do género:
- “Tenho o corpo completamente intoxicado! Sinto-me envenenada e entupida!...”
Usei três adjectivos aparentemente estúpidos, todos seguidos, e fiquei em silêncio à espera da reacção dela. Surpreendentemente ela pareceu entende-los melhor que ninguém.
Terceira lição do dia:
Até as coisas mais descabidas devem ser partilhadas com o destinatário da “mensagem”. É que nem sempre entendemos o que dizemos ou sentimos… mas talvez o outro entenda!
De tal forma que assim começou uma conversa de muito conteúdo. A massagem durou mais uma hora que o previsto. Ajudamo-nos mutuamente. E até surgiu numa decisão muito importante para o futuro dela! E terminou-se a massagem com uma sessão de Reiki, que eu nem sabia ao certo o que era, mas que reconheci assim que ela o começou a fazer, sem aviso prévio! Bem… só sei que no fim não tive forças para me levantar e fiquei a tremer, da cabeça aos pés. Incapaz de falar por uns largos minutos, sentia-me prisioneira do meu próprio corpo.
Ela saiu, sem dizer nada, e deixou-me quentinha debaixo de uma manta.
Enquanto esperava uma reacção do corpo, deixei que a minha mente viajasse… pratiquei um bocadinho de meditação e usufruí das energias que entretanto circulavam pela sala.
Quarta lição do dia:
Aproveitar cada momento ao máximo! Se não nos deixarmos relaxar pela vida e pelas mãos de quem sabe, nunca conseguiremos absorver as energias boas que circulam à nossa volta. E se te sentes aprisionado em ti mesmo, começa por te libertar na alma… o resto vai fluir!
Deixo aqui apenas um pequeno apontamento que vos pode levar a outros “mundos”, a outras terapias, a outras energias…
Faço meditação e ioga, como sabem e transcrevo isto:
“A Meditação é bem mais do que se imagina à primeira vista. Os benefícios desta prática são incontáveis. Os mais superficiais são a conquista do controlo da difícil e rebelde mente e consequente paz de espírito, discernimento e equilíbrio emocional e físico.
À medida que se vão limpando e harmonizando os corpos subtis e as emoções que nos aprisionam à 3ª dimensão, vamos conseguindo subir espiritualmente, vamos elevando a fasquia e vamos poder contactar de forma mais directa e sem intervenções, com os nossos Guias, Anjos, com o nosso mental superior, onde podemos encontrar as respostas para as nossas muitas perguntas e dúvidas.
A Meditação pode ser praticada por qualquer pessoa indiferentemente da sua religião. Aliás, em todas as grandes religiões e filosofias do mundo existe a prática de Meditação, de uma ou de outra forma, mais ou menos óbvia. Mas não se pense que é fácil porque não é. O “domar” a mente, o fazer com que ela trabalhe a nosso favor requer persistência, disciplina e fé. Não se consegue de um dia para o outro.
O grande objectivo da Meditação é silenciar a mente. Hoje consegue-se durante 15 segundos, amanhã consegue-se 25. Daqui a uma semana conseguimos atingir os 2 minutos de silêncio. Pois é assim é longo este caminho, mas o resultado é literalmente divino (…)”
Quanto ao Reiki, visto que sei pouco, deixo alguns tópicos que pesquisei. Aconselho que procurem quem o saiba praticar… e desfrutem! E visto que está acessível a todo o ser humano, aprendam-no! Vou tentar também!
“Reiki quer dizer Energia Vital Universal. Aprendemos a trabalhar com esta energia e podemos limpar e harmonizar pessoas, animais, plantas, ou seja, todos os seres vivos, e até situações do presente ou do passado. O REIKI propicia principalmente a auto-cura, amplia a nossa consciência, relaxa, ameniza o stress e as dores da Alma, limpa e desintoxica o corpo físico e emocional, fortalece corpo e mente, equilibra os chakras, promove o crescimento espiritual, aumenta o poder de observação – interior e exterior, a auto-estima, aumenta a criatividade e a Energia Vital.
O Reiki é uma excelente ferramenta na construção da nossa felicidade e bem-estar (…)”
Dá, recebe e agradece!
Esta frase, que li algures enquanto me procurava nuns livros, repeti-a algumas vezes à minha maior amiga! E julgo que ela, na sua sabedoria, a estendeu bem melhor que eu! Agora, escrevo-a para vocês também!
Espero que (vos/nos) seja útil!
...Beijos-meus...
3 comentários:
Obrigada pela partilha. Não é á toa que gosto de te ler. Beijo azul e obrigada pelo regresso breve.
voltaste :D ainda que por breve, mas mais dia menos dia sei que vais estar ai de novo, ainda nao tenho net :((( ja tenho saudades tuas. beijo enorme
Não te deixes mergulhar num mundo de memórias apagadas..
Emerge na essência da esperança de felicidade!!
Vai em busca da luz de um novo dia..
Nas manhãs calmas da tua existência, poderás nascer das
cinzas do passado..
Ardendo na realidade de um futuro vibrante!!
Entrega aos céus os olhos cheios de lágrimas..
E sentirás pousar sobre ti o vento quente da bênção da vida..
Deixa a tua alma crescer na inocência do (re)começo..
Renasce de novo para o mundo sedento de ti..
Envolve-te no manto da alegria.. Espalha à tua volta os cristais
do teu sorriso..
Leva a luz da tua esperança onde tudo termina..
Recomeça de novo o teu caminho de.. amor!!
Deixa que a tua imaginação preencha a tua vida de projectos
de humanidade!!
E vive para sonhar..
E sonha para acreditar..
E acredita para concretizar..
Nos murmúrios silenciosos de uma flor a crescer..
Encontrarás a chama do derradeiro amanhecer..!!
Bons (re)encontros!!
Bjs meus**
tua-Maria
P.S- Não esqueci o cafezito em terras de Viriato!! :)
Enviar um comentário